Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024

Funtrab intermediou mais de 9 mil vagas para Pessoas com Deficiência em 2021

De janeiro a novembro desse ano a Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab) realizou a captação de 9.645 vagas exclusivas para PcD (Pessoas com Deficiência).

30 novembro 2021 - 08h02Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Só nesta segunda-feira, foram ofertadas mais de 40 vagas para este público, para as mais diversas funções como operador de caixa e auxiliar administrativo.

As vagas disponibilizadas foram para as seguintes deficiências: auditiva com 1.903 vagas, física (4.770), visual (301), múltipla (2.281) e outras. 

A Funtrab é pioneira na intermediação de mão de obra para PcD. Desde 2003 possui o setor de Serviço Social, com duas assistentes sociais que realizam os atendimentos para os PcDs e outros grupos. 

A assistente social da Funtrab Mônica Scheller, ressalta a importância da intermediação de mão de obra por meio do serviço social. “O trabalhador que necessita de uma oportunidade é atendido, realizamos um cadastro com entrevista, para saber qual é o tipo de deficiência que PcD possui, é necessário apresentar laudo médico para comprovação. Após toda essa triagem, realizamos o encaminhamento para as vagas disponíveis no perfil do candidato”, ressaltou.  

Audiência pública

Por ser referência na inserção dos PcDs no mercado de trabalho, a Funtrab foi convidada para participar, nesta segunda-feira (29), da audiência pública “Empregabilidade das Pessoas com Deficiência”, realizada pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Câmara Municipal de Campo Grande, convocada pelo vereador Otávio Trad.

Na audiência, Mônica Scheller reforçou que “as discussões servem para desmistificar um conceito sobre as potencialidades que cada um pode oferecer, e que todo ser humano possui limitações”.

A presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência da OAB/MS, Tânia Regina Noronha Cunha, disse durante a audiência pública, que a informação é importante para superar os obstáculos. “É um problema mundial, mas temos que resolver, penso que iremos resolver com informação. As empresas privadas e o poder público não conhecem as potencialidades da pessoa com deficiência. Não adianta dar multa, ter reserva de vagas. Temos que mostrar nossas potencialidades”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Funtrab, com informações da Câmara Municipal de Campo Grande

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Competitividade: Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Dia dos Povos Indígenas: Fernando é o 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indíg