O Câmpus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sedia a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29. A competição classificará um representante do Estado para a fase nacional na categoria nível 2, voltada a alunos do ensino médio.
Das seis equipes finalistas, cinco são do IFMS: duas do Câmpus Campo Grande, duas de Ponta Porã e uma de Aquidauana.
A classificação foi conquistada nas etapas regionais da OBR no dia 16 de agosto. A competição foi promovida simultaneamente nos câmpus da instituição em Ponta Porã e na capital.
Disputa – Os estudantes, divididos em equipes de até quatro integrantes, precisam construir e programar robôs para realizar o resgate de vítimas, representadas por objetos, em meio a um ambiente que simula um desastre. As trilhas que os robôs precisam atravessar é composta por obstáculos e desafios.
A diferença para a etapa anterior é que agora o trajeto apresenta nível maior de dificuldade. A pontuação das equipes é definida com base nos obstáculos superados, como terrenos hostis e desconhecidos, montanhas e escombros.
A preparação tem se intensificado nos últimos dias. Os estudantes de Ponta Porã, por exemplo, que realizam a montagem e treinamento para a OBR desde o início do ano, vêm realizando os últimos ajustes nos robôs.
O objetivo é manter o retrospecto do câmpus, vencedor da etapa estadual nos dois últimos anos e 4º lugar na final nacional em 2012.
“Temos refeito o trajeto de maneira sistemática para corrigir possíveis erros que possam acontecer, além de aprimorarmos o processo de resgate para que ocorra com sucesso”, contou o aluno do curso técnico em Informática do Câmpus Ponta Porã, Deivison Figueiredo. Ele é integrante da equipe Hal, uma das finalistas.
Participação – A competição será realizada a partir desta quinta-feira, 28, às 8 horas. O Câmpus Ponta Porã está localizado na Rodovia BR 463, km 14, s/n.
O evento é aberto ao público. As escolas da rede pública do município também foram convidadas a assistir a competição. A expectativa é que entre 100 a 150 alunos prestigiem o evento.
O coordenador da Olimpíada no câmpus, professor Marcos Vilhanueva, considera positiva a participação dos estudantes do ensino fundamental.
“Eles costumam se surpreender com a maneira como os robôs agem de maneira autônoma, sem serem controlados por ninguém. Alguns, inclusive, compram brinquedos para simular a montagem.
Isso serve para aumentar o interesse em torno da robótica”, destacou.
A premiação será na sexta-feira, 29. A equipe vencedora representará Mato Grosso do Sul na fase nacional, que será realizada em São Carlos (SP) em outubro. Mais informações sobre a OBR estão disponíveis na página do evento: www.obr.org.br.