Na noite dessa terça-feira (22), por volta das 23h, um incêndio de grandes proporções atingiu o lixão da cidade de Batayporã. As chamas logo se espalharam rapidamente em uma montanha de lixo frigorífico.
O incêndio ocorreu muito próximo à Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), que funciona ao lado do lixão. Uma residência, usada pelos catadores para guardar máquinas e materiais de consumo, ficou a menos de dois metros do fogo, com alto risco de ser tomada pelas chamas, uma vez que, ao seu redor estavam uma grande quantidade de materiais recicláveis.
Funcionários da UTR acompanhavam o incêndio na intenção de apagar as chamas que se aproximavam da residência, porém, a alta temperatura dificultava o trabalho de prevenção realizado pelos catadores. Por volta das 23h30, um caminhão pipa foi solicitado por uma funcionária da UTR, mas até 00h30, enquanto a reportagem do Nova News esteve no local, o veículo equipado para combater o fogo ainda não havia chegado.
O Corpo de Bombeiros de Nova Andradina chegou a ser acionado, para que ficasse de prontidão, caso o caminhão pipa da prefeitura não comparecesse no local, mas, com a chegada do veículo do município, por volta da 01h da manhã desta quarta-feira (23), os brigadistas do Corpo de Bombeiros não precisaram se deslocar até a cidade vizinha.
De acordo com uma catadora, os funcionários da Prefeitura Municipal conseguiram amenizar as chamas e prevenir que o fogo não chegasse até o barracão da Unidade de Triagem de Resíduos. Ainda na madrugada desta quarta-feira (23), o prefeito Alberto Sãovesso (PSDB) também esteve no local para acompanhar os trabalhos.
Também nas primeiras horas desta quarta-feira, a reportagem do Nova News compareceu no lixão e constatou que as chamas já estavam controladas e que uma equipe da prefeitura trabalhava no local.