Divulgação Fácil
Rivemat
Menu
Busca sexta, 20 de maio de 2022

Índice de roubo tem queda expressiva no Estado; comércio e residência ficam com as maiores reduções

Os índices de criminalidade relacionados a roubo em Mato Grosso do Sul tiveram uma redução significativa, conforme estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

12 maio 2022 - 08h48Por PORTAL DO GOVERNO DE MS

De acordo com os números, apresentados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal, a maior diminuição aconteceu no roubo ao comércio, com queda de 20,9% nas ocorrências em todo o Estado. Os dados fazem parte do comparativo de 2021 e 2022, entre os meses de janeiro a abril.

Em Campo Grande a quantidade de estabelecimentos comerciais roubados foi 27,8% menor neste ano em comparação com 2021. Foram 36 ocorrências no comércio em 2021, contra 26 registradas neste ano. No interior do Estado este crime também diminuiu, apresentando 16,4% de queda.

Os números positivos também se destacam na redução do roubo em residência em Mato Grosso do Sul, com índice 14% menor de casos. De acordo com os dados, foram 93 no ano passado e 80 ocorrências em 2022.

As 10 mais

O relatório do Núcleo de Estatística apresenta também as cidades com os melhores índices criminais em Mato Grosso do Sul para o período; são municípios que não tiveram aumento de casos em nenhum dos crimes analisados. Neste mês 10 cidades se destacam: Alcinópolis, Batayporã, Gloria de Dourados, Paranhos, Taquarussu, Figueirão, Jateí, Angélica, Aparecida do Taboado e Bela Vista.

Regional Dourados

Ainda conforme o levantamento, a regional de Dourados ocupa o primeiro lugar no ranking das unidades regionais, com 10 índices positivos dos 12 que são avaliados na estatística.

 

Números são resultados das ações das forças de segurança do Estado (Foto: Bruno Rezende)

Composta por sete cidades (Douradina, Dourados, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante), a regional apresentou redução nos crimes de: homicídio doloso (-41,7%); feminicídio (-100%); roubo (-18,9%); roubo em via urbana (-39,8%), roubo em residência (-33,3%) e roubo de veículo (-20,0%). Outro destaque foi o furto (-1,8%) e furto em residência, com queda de 30,6% no número de casos.

Homicídio culposo no trânsito (0,0%) e roubo seguido de morte (0,0%) não tiveram aumento no número de ocorrências.

A regional de Paranaíba e Naviraí também se destacaram com nove índices positivos cada uma. Composta por sete cidades, a regional de Paranaíba apresentou quedas significativas nos crimes de: homicídio culposo no trânsito (-40,0%); roubo (-61,1%); roubo seguido de morte (-100%), roubo ao comércio (-85,7%); roubo ao veículo (-87,5%), roubo em residência (-70,6%) e furto de veículo (-15,4%).

Na regional de Naviraí o roubo foi 20% menor neste ano, em comparação com o ano passado. O roubo em via urbana também sofreu importante queda, de 23%. Foram registrados 17 casos em 2021 e 13 neste ano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Projeto sobre Plano Cicloviário segue à sanção do governo
PROCON MUNICIPAL FISCALIZA DIVERGÊNCIA DE PREÇOS EM FARMÁCIA DA CAPITAL
Campanha "Aqueça uma Vida": Ainda dá tempo de fazer a sua doação
Audiência pública nesta quarta-feira discute concessão de três rodovias em MS