Quase três milhões de reais. Esse foi o valor movimentado nos dias 30 e 31 de julho no Juizado Especial Adjunto Cível da Comarca de Coxim, que realizou mutirão envolvendo 106 processos. A iniciativa deu tão certo que o juiz Claudio Müller Pareja já prepara outro mutirão.
De acordo com o magistrado, os processos agendados para o mutirão começaram a tramitar na Justiça nos anos de 2006 e 2007, o que os torna os mais antigos dos Juizados Especiais de Coxim, na área cível. Dos 106 processos em que foram realizadas audiências, em 100 foram obtidos acordos para pagamento do débito e extinção do processo, Pareja não esconde a surpresa em ver índice tão elevado de conciliação.
“Fomos procurados pelos advogados do escritório contratado da empresa de telefonia OI S/A, que demonstrou interesse neste esforço concentrado para julgar os processos em que a empresa é ré. Rapidamente, separamos os autos e as conciliações foram feitas. A empresa apreciou a iniciativa e já sinalizou com a possibilidade de solicitar a mesma ação em outras comarcas. Para Coxim, estamos nos preparando para outro mutirão, possivelmente em novembro, envolvendo a mesma empresa”, contou o juiz.