Uma onça-pintada foi filmada na noite dessa segunda-feira (11), na avenida Rio Branco, em Corumbá, mais precisamente no limite entre as cidades de Corumbá e Ladário. O vídeo, de 19 segundos, mostra a onça acuada, tentando retornar para a mata. O flagrante aconteceu por volta das 21 horas na avenida Rio Branco, próximo ao Hotel Gold Fish. Quem avistou o animal logo acionou o 190 e a Policia Militar esteve no local juntamente com o Corpo de Bombeiros.
O felino pode ser o mesmo que está abrigado em uma fenda existente num paredão na região do Forte Junqueira e que foi visto pela primeira vez no dia 06 de agosto. O presidente do Comitê de Incêndios Florestais e Contenção de Animais Silvestres, major bombeiro Fábio Catarineli, informou ao Diário Corumbaense que vão ser montadas armadilhas nas proximidades de onde os vídeos foram gravados. Na noite de 06 de agosto, o animal também teria sido filmado na avenida Rio Branco.
“Assim que recebermos a armadilha vamos instalar na região para que a captura da onça seja feita. Para as pessoas que costumam andar à noite, evitem saírem sozinhas e os pais tomem cuidado com as crianças que gostam de brincar na rua. Quem tiver animal em casa e perceber que estão acuados ou agitados demais ou se a pessoa viu a onça, evite filmar ou tirar fotos, é um animal bonito, porém perigoso. Entre em contato com o 193. O animal pode estar na mata, porém todo cuidado deve ser tomado”, explicou o major bombeiro.
O trecho da avenida Rio Branco, no limite das duas cidades, é muito utilizado por populares para a prática de atividades físicas, como caminhadas. Há no local uma academia de saúde com aparelhos para os exercícios.
Outro felino apareceu na Cacimba da Saúde, região que fica às margens do rio Paraguai, na noite de sábado, 09 de agosto, em Corumbá que mobilizou equipes do Comitê de Contenção de Animais Silvestres. Catarineli acredita que ela já tenha retornado ao seu habitat, pois não foi mais vista na região.
O Comitê de Incêndios Florestais e Contenção de Animais Silvestres é formado pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Embrapa Pantanal, Guarda Municipal, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal e Instituto do Homem Pantaneiro (IHP).