Menu
Busca terça, 16 de abril de 2024

Ordem do Dia: Projeto sobre Plano Cicloviário segue à sanção do governo

Pauta da votação é divulgada antecipadamente no site oficial e no Diário Oficial

18 maio 2022 - 12h00Por ALMS

Na Ordem de Dia desta quarta-feira (18), os deputados apreciaram oito propostas, sendo três em redação final, um em segunda discussão, três em primeira discussão e apenas um em discussão única. Clique aqui para saber em detalhes como funciona a tramitação de um projeto de lei.

Redação final

Em redação final, o Projeto de Decreto Legislativo 4/2022, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB) foi aprovado por unanimidade. A proposta dispõe sobre as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Cicloviário do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de disciplinar a implementação de infraestrutura para o trânsito de bicicletas, ciclos e similares nas rodovias estaduais. Segue à sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Também em redação final, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 417/2021, que versa sobre o risco à atividade de atirador desportivo, integrante de entidades de desporto legalmente constituídas. Aprovada por maioria, a proposta segue à sanção do governador. O projeto é de autoria dos deputados João Henrique (PL) e Coronel David (PL) e contém de forma apensada o Projeto de Lei 22/2022, do deputado Capitão Contar (PRTB), que considera a atividade dos colecionadores, atiradores e caçadores como de risco.

De autoria também do deputado Capitão Contar, o Projeto de Lei 212/2020 foi aprovado em redação final. A proposta dispõe sobre o acesso à informação, objetivando, segundo o parlamentar, de garantir o “acesso às informações e documentos necessários para fiscalização dos atos e recursos públicos” e “colaborar com esse processo de mudança de mentalidade de gestores públicos”. Da mesma forma, a proposta segue à sanção governamental.

Segunda discussão

Em segunda discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 101/2022, do Poder Executivo. A proposta autoriza o Estado a doar com encargos ao município de Paranaíba um imóvel de sua propriedade, correspondente a um prédio escolar e seu respectivo terreno. A doação objetiva regularizar a ocupação do prédio, onde, há 20 anos, está instalada a Escola Municipal Professora Maria Luiza Corrêa Machado. Segue ao expediente.

Primeira discussão

Em primeira discussão o Projeto de Lei 205/2021, do deputado Evander Vendramini (PP), que dispõe sobre a forma e a apresentação da Bandeira de Mato Grosso do Sul foi aprovado.  Conforme a justificativa, a “Bandeira Estadual pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos sul-mato-grossenses, de caráter oficial ou particular”. A matéria segue para análise das comissões de mérito.

Outra proposta votada em primeira discussão é o Projeto de Lei 407/2021, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que altera a e acrescenta dispositivos à Lei 5.215/2018, que institui o mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, denominado “Junho Prata”, no que tange a incluir no texto dispositivos para a promoção da importância de se preservar as relações familiares e laços afetivos. Segue para análise das comissões de mérito.

Outra matéria do deputado Antonio Vaz está prevista para ser apreciada em primeira discussão. Trata-se do Projeto de Lei 86/2022, que autoriza o Poder Executivo “a manter exemplares da Bíblia Sagrada nas unidades escolares". O projeto teve parecer contrário por maioria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Por maioria de votos contrários, ao parecer contrário, a proposta segue tramitação para análise das comissões de mérito.

Discussão única

Os parlamentares também votaram em discussão única o Projeto de Lei 91/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB). A proposta denomina “3º Sargento José Aparecido Alves” o prédio que abriga o quartel da Polícia Militar Ambiental em Cassilândia. Aprovado vai ao expediente.

A sessão pode ser acompanhada, a partir das 9h, do Plenário Júlio Maia ou pelos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeitura abre inscrições para curso
de Assessoria em Comunicação, Marketing Digital, Espanhol, entre outros
Prefeitura concorre ao Prêmio Latam Digital
Chuva acumulada pode ultrapassar 50mm em 24h, e guarda-chuvas é item obrigatório nesta terça
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra