Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024

Propeq Dinamiza: mapa de oportunidades fomenta pequenos negócios em Ribas do Rio Pardo

O secretário Jaime Verruck, o secretário adjunto Ricardo Senna e equipe da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participaram nesta segunda-feira (29), das atividades do Dia da Oportunidade.

30 novembro 2021 - 05h56Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O Dia da Oportunidade conta com mais de 20 atividades gratuitas, entre capacitações, workshops, rodada de negócios e show de ilusionismo. A ação segue até amanhã (30), e é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, e do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Semagro, por meio do PROPEQ Dinamiza, que tem por objetivo apoiar os pequenos negócios a identificar oportunidades e a promover qualificação e mais competitividade às pequenas empresas e novos empreendedores.

 

O evento foi aberto com o Lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ribas do Rio Pardo. Elaborado de forma colaborativa, por meio do Cidade Empreendedora, o documento é composto por 31 ações de melhorias que irão impulsionar o crescimento da cidade.  Além disso, também foi apresentado à população o Mapa de Oportunidades construído para o município que identificou a demanda das grandes empresas e a capacidade de atendimento dos pequenos negócios com a proposta de conectar os empreendedores e promover o desenvolvimento a partir da criação de uma cadeia produtiva.

Para o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, as duas ferramentas são entregas importantes para o desenvolvimento da cidade. Ele ainda ressaltou como a chegada da Suzano - maior indústria de celulose do mundo que constrói uma planta no município - irá contribuir com o processo de crescimento. "Ribas se transforma a partir de hoje, a partir da chegada da Suzano as oportunidades estão aí e os empresários precisam aproveitá-las. Hoje é um dia emblemático para a nossa cidade, sobretudo para o micro e pequeno empreendedor, pois ele pode conhecer o nosso Plano de Desenvolvimento Econômico e o Mapa de Oportunidades que elenca quais demandas estão em alta. Os empresários vão saber o que tem pela frente e podem se organizar para aproveitar as oportunidades que estão por vir", destacou o gestor público.

 

De acordo com secretário Jaime Verruck, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, o Dia da Oportunidade vem para dar apoio aos pequenos negócios e é uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado via PROPEQ Dinamiza. “Há alguns anos, lançamos o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios e agora temos o PROPEQ Dinamiza, que é uma ferramenta, em parceria com o Sebrae, que vem para dar apoio àqueles municípios que têm alto potencial de desenvolvimento para a melhoria do ambiente de negócios, como é o caso de Ribas do Rio Pardo. Esse evento de hoje é voltado para fortalecer os pequenos empreendedores do município, temos qualificação, oportunidade de negócios e rodada de crédito. A ideia é promover o desenvolvimento galgado na micro e pequena empresa, ela é importante e gera o maior número de empregos, tanto no Estado quanto no Brasil”, afirmou o titular da Semagro.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou que o Dia da Oportunidade é uma das ações promovidas por meio do programa Cidade Empreendedora que, desde março, é executado em Ribas do Rio Pardo com a proposta de promover a transformação do município. “Essa é mais uma iniciativa voltada para alavancar o desenvolvimento. São dois dias de evento, com mais de 20 atividades gratuitas que incluem capacitação para a população, qualificação para o pequeno empresário e pequeno produtor, além de possibilidades de negócio. Queremos ajudar as pessoas a se apropriarem das oportunidades que estão por vir, devido aos grandes investimentos que estão chegando aqui, e transformar a economia local”, ressaltou Mendonça.

 

Na abertura do Dia da Oportunidade, o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço. Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano.

Também participaram da abertura do evento os conselheiros do CDE do Sebrae/MS Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro; e Marcel Figueiredo, superintendente de varejo do Banco do Brasil. Além de Mario Cleiro de Souza, diretor industrial da Vetorial Siderurgia; Marisa Coutinho, gerente de relações institucionais da Suzano; e Rodrigo Stefanello Vieira, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ribas do Rio Pardo.

Programação do Dia da Oportunidade

O Dia da Oportunidade traz duas grandes atrações: a palestra “O catador de sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina, que acontecerá no dia 29, às 19h; e o show “O impossível é uma Ilusão – Empreendedorismo, inovação e tecnologia”, que será no dia 30, no mesmo horário.

Outras atividades também fazem parte da programação – durante os dois dias, serão disponibilizados para a população, em parceria com o Senai, cursos nas áreas Automotiva, Panificação, Solda e Costura, por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta. Além das carretas, outras capacitações serão promovidas nas áreas de Educação e Salões de Beleza, em parceria com o Senac, e para o setor do Agronegócio, em conjunto com o Senar.

Ações para promover a empregabilidade estão incluídas no Dia da Oportunidade, entre elas, serão oferecidas, em parceria com IEL e Funtrab, oficinas para elaboração de currículos, estratégias de divulgação e técnicas de entrevista de emprego. O evento também terá um espaço voltado aos microempreendedores com a Feira do MEI e para a agricultura familiar, com a Feira do Produtor – nos dois locais serão expostos produtos para a comunidade. A área de Inovação também será contemplada pelo Dia da Oportunidade, no local, o Living Lab irá promover uma mostra com palestras sobre possibilidades de negócios com drones e impressoras 3D.

Além disso, o evento irá trazer várias ações voltadas para os pequenos empreendedores. Uma delas é o Mapa de Oportunidades da cadeia de Papel e Celulose, quando empresas locais poderão saber mais a respeito da maior fábrica de celulose do mundo, a Suzano, cuja nova instalação está sendo construída em Ribas do Rio Pardo. A programação também conta com uma Sessão de Negócios que visa aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e o Dia do Crédito com palestra de boas práticas e um momento voltado para que os empreendedores possam tirar dúvidas sobre linhas de crédito com instituições financeiras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2º etapa da Copa Acrissul começa nesta sexta com apoio da Prefeitura
Estudo de Impacto de Vizinhança
Lei: Instituído o Dia do Biólogo no Estado de MS
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira