Menu
Busca quinta, 23 de maio de 2024

SES abre consulta pública para validação da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade

13 maio 2024 - 08h45Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Atenção à Saúde, abriu na quinta-feira (9) consulta pública para validação da LCSO (Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade) em Mato Grosso do Sul. O documento estará disponível até o dia 26 de maio. 

Para a coordenadora das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, a consulta pública é fundamental no contexto das doenças crônicas por diversos motivos, entre eles a promoção da transparência e inclusão, permitindo que a voz dos usuários, gestores e profissionais de saúde e outros interessados sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas de saúde.

“Com o envolvimento das partes interessadas, pode-se obter uma visão mais abrangente dos desafios enfrentados e das soluções potenciais, levando a políticas mais informadas e adaptadas às necessidades reais das pessoas afetadas e, desta forma, reduzir as disparidades da saúde na coletividade”, afirma Andréia.

Conforme o gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da SES, Anderson Holsbach, essa é uma das etapas finais para a publicação do documento.

“O documento foi construído de forma intersetorial e multiprofissional, com envolvimento das esferas municipais, estadual e federal, e também da sociedade civil. Portanto, a consulta pública é uma etapa democrática para que os demais profissionais apontem melhorias, de acordo com a realidade local e baseada em evidência, para implementação da política pública”, explica Holsbach.

O processo de consulta pública é uma etapa da construção da LCSO, que visa a validação pela sociedade a fim de entregar um documento eficaz para o SUS (Sistema Único de Saúde), somado ao que foi produzido pelo Grupo de Trabalho da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, instituído e coordenado pela coordenadoria das Doenças Crônicas da SES.

De acordo com o Ministério da Saúde, a LCSO caracteriza-se por padronizações técnicas que explicitam informações relativas à organização da oferta de ações de saúde no sistema. 

Além disso, o documento deve descrever o itinerário do paciente com sobrepeso e obesidade, contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde, a fim de viabilizar a comunicação entre as equipes, serviços e usuários de uma Rede de Atenção à Saúde, com foco na padronização de ações, organizando um fluxo contínuo assistencial.

Para apreciar e contribuir, acesse: https://www.saude.ms.gov.br/i-seminario-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-de-mato-grosso-do-sul-atencao-as-condicoes-cronicas-nao-transmissiveis/consulta-publica-lcso/

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Seis proposições são aprovadas pelos deputados estaduais
Saiba quais são os bairros que estão na rota do fumacê nesta quinta
Prefeitura entrega sede própria para Grupamento Especializado de Motopatrulhamento de Campo Grande
Café com os conselheiros regionais do centro acontece neste sábado (25)