Menu
Busca sábado, 02 de março de 2024

Sete regrinhas para o Carnaval puxam a ala do bom senso e alegria em Mato Grosso do Sul

Unidos do MS recomenda: se for dirigir, não consuma bebidas alcoólicas. Também não esqueça de usar camisinha, se algo mais rolar.

07 fevereiro 2024 - 08h40Por PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE MS

E se ouvir um não, é não, sem mais conversa. Essas são algumas das dicas para que o Carnaval aconteça em Mato Grosso do Sul com tranquilidade e apenas a alegria seja protagonista da festa, uma das mais populares do Brasil.

As 'Regras do Rolê' são sete e foram compiladas na campanha de Carnaval do Governo de Mato Grosso do Sul, que incentiva bons hábitos para o período onde, às vezes, alguns acabam extrapolando as orientações que garantem a boa convivência e o bom momento.

Materiais de divulgação 'in loco', para sites, rádios e TVs, além de painéis de LED, já estão prontos para propagar tais ideias. Cada regra, além de uma simples norma, tem por trás algo maior - por exemplo, o 'Não é não' existe para inibir assédio e violência às mulheres.

Sete instituições do Estado estão envolvidas na campanha, o que mostra sua importância: o 'Não é não', por exemplo, é encabeçado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania). Já o 'Se beber não dirija' está vinculado ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), órgão ligado à Sejusp.

Ainda no campo da segurança pública, o 'Carnaval sem violência' está vinculado às ações da PM (Polícia Militar), enquanto o 'Use a camisinha' tem laços com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Outras duas subsecretarias da SEC protagonizam temáticas: as de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ (LGBTfobia é crime) e para as Pessoas com Deficiência (Carnaval é para todos). A regra que fecha a lista da campanha é a 'Lixo no lixo'.

Independente de onde vá passar o período carnavalesco, se viajando, descansando em casa ou no bloquinho de rua, o importante é que todos saiam satisfeitos e renovados dos festejos. Em 2023 as regras já tinham sido o mote da campanha governamental, seguindo assim em 2024.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Palestras ajudam usuários da rede de Assistência Social
No Pantanal de Corumbá, Ponte do Passo do Lontra terá iluminação em LED solar
Para abastecer rede de Dourados, Hemosul convoca doadores de sangue neste fim de semana
Procon na Rua atende consumidores sábado no Portal Caiobá, em Campo Grande