Menu
Busca segunda, 15 de julho de 2024

André e ministro da Justiça participam da instalação do Gabinete de Gestão Integrada

29 abril 2011 - 03h00


Com presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli será instalado, agora pela manhã em Corumbá, o Gabinete de Gestão Integrada Aliança (GGI/Aliança). Na ocasião haverá reunião preparatória para reativação do Comitê de Fronteira Corumbá (MS) e Puerto Suárez (Bolívia).  A ação visa  intensificar as políticas de enfrentamento aos crimes na faixa de fronteira, bem como fortalecer a integração entre o Brasil e a Bolívia, no que se refere ao combate à criminalidade. 
O encontro, acontece no Sindicato Rural do município, ás 9h reunindo autoridades federais e estaduais da segurança pública, integrantes do Executivo  dos municípios de Corumbá e Ladário e da província boliviana de Puerto Suárez, membros Ministério Público e do Judiciário, Receita Federal, representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e das forças de segurança da Bolívia. 
            “O GGI/Aliança pólo Corumbá/Ladário pretende estabelecer ações integradas e articuladas, visando a cooperação mútua para a prevenção e repressão na fronteira, principalmente delitos ligados aos roubos e furtos de veículos e tráfico de armas e drogas”, informou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. 
            Uma das principais competências do Gabinete de Gestão Integrada Aliança Corumbá/Ladário é promover a integração entre os órgãos da justiça criminal e defesa social no combate ao crime organizado e ao tráfico ilícito de entorpecentes. São considerados membros natos do GGI Aliança representantes dos seguintes órgãos: Batalhão da Polícia Militar, Delegacia Regional da Polícia Civil, Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteira, representante da Superintendência de Assistência Socioeducativa e representantes da Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e da Coordenadoria Geral de Perícia.  Os demais órgãos, poderão atuar no colegiado , como convidados. 
            Conheça o GGI 
            O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme termo de convênio celebrado entre a Unão, por intermédio do Ministério da Justiça, (Secretaria Nacional de Segurança Pública), e os Estados Federados, por suas Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social.
            Os Gabinetes estaduais melhoram a articulação entre polícias Civil e Militar, bombeiros, guarda municipal, Polícia Federal e Rodoviária Federal, além de outras instituições de segurança do Estado. Essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública e responder com mais rapidez aos pleitos da área. 
          Serviço:
          O encontro acontece logo mais, às 09h no auditório do Sindicato no auditório do Rural de Corumbá, localizado na rua General Rondon, n° 1033, centro, Corumbá/MS. 


 


Ida Garcia/Notícias MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Temperaturas permanecem amenas e quinta-feira tem probabilidade de chuva fraca a moderada
Julho das Pretas: governos de MS e Federal debatem ações afirmativas e promoção da igualdade racial
Saúde realiza monitoramento das estratégias de vacinação para pólio e sarampo em MS
Investimento na agricultura familiar sobe 130% em edital de extensão da Fundect