Menu
Busca quarta, 13 de agosto de 2025

Coligação pode ser alternativa para PSB após morte de Campos

14 agosto 2014 - 11h59Por Mariana Rodrigues

 Após a morte do presidenciavél Eduardo Campos na manhã dessa quarta-feira (13) em um acidente onde a aeronave em que ele estava caiu em Santos (SP) e vitimou outras seis pessoas que estavam à bordo, muita coisa irá mudar no cenário político das eleições deste ano. Em entrevista ao MS Repórter, o cientista político Tércio Waldir de Albuquerque explicou que de acordo com a Lei Eleitoral, o partido ou coligação tem 10 dias para apresentar um substituto ao candidato falecido Eduardo Campos.

De acordo com Albuquerque, agora a mudança inicial será de comoção entre políticos, candidatos e eleitores. “Passado este momento, nenhuma mudança significativa haverá quanto as eleições em si”.

Nesses 10 dias o PSB deverá apresentar um possível nome para substituir Eduardo Campos, e Marina Silva seria a substituta natural, já que era vice, porém, Alburquerque explica que o nome de Marina “não é consenso nas coligações”, dessa forma o partido teria outras opções. “O PSB teria uma opção de manter a estrutura de campanha montada para Eduardo Campos com um substituto, mas visando uma possível coligação para um eventual segundo turno”, disse.

A possível indicação de Marina para assumir a candidatura poderia alterar as pesquisas de intenção de voto, uma vez que os eleitores migrariam para outros candidatos, e até um segundo turno poderia ser cogitado. De acordo com Tércio, o fato do nome de Marina ser o escolhido não representa a queda de Dilma nas pesquisas. “Não acredito que essa situação possa ocorrer. Hoje Marina Silva não tem a mesma capacidade de aglutinar pessoas e voto em seu entorno para garantir uma redução dos votos de Dilma. Quanto a um segundo turno, vai depender muito da migração dos votos de Campos para Aécio que se estima seriam em torno de 51%. Se confirmada essa tendência essa possibilidade existe”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul adota aplicação da 'dose zero' contra sarampo para reforçar proteção em bebês
Segurança viária ganha reforço: Detran de MS cria equipe de patrulheiros motociclistas
Liderança também protege:
Investimentos e compromisso do Governo de MS