A confiança do consumidor na economia brasileira diminuiu em abril pelo segundo mês consecutivo. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,6% em relação a março, tendo passado de 120,1 para 118,2 pontos. Em abril, o índice atingiu o menor nível desde maio do ano passado (116,8). Em março, o ICC registrou queda de 2%.
De acordo com os dados da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgados hoje (27) pela FGV, o resultado foi influenciado pela queda de 3% no Índice da Situação Atual (ISA), ao passar de 145,0 para 140,6 pontos, o menor patamar desde outubro de 2010 (139,9).
De acordo com a FGV, a proporção dos que avaliam a situação atual em sua cidade como boa diminuiu de 34,7% para 29,2%, enquanto a dos que a classificam como ruim aumentou de 17,3% para 21,2%.
Já o Índice de Expectativas (IE), que havia diminuído 3,8% em março, reduziu-se em 0,5%, ao passar de 106,8 para 106,3 pontos. O patamar alcançado em abril é o menor desde março de 2010 (105,9 pontos). O estudo aponta que os consumidores estão menos otimistas em relação às suas finanças domésticas. A parcela dos que preveem melhora da situação financeira familiar diminuiu de 37,2% para 35,6%; e a dos que esperam piora elevou-se de 5,2% para 5,3%.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, no entanto, o Índice de Confiança do Consumidor subiu 2,1% em abril. O resultado, no entanto, indica que um ritmo menos intenso de alta, uma vez que em março o indicador avançou 7,6% em relação ao mesmo período de 2010.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de abril de 2011 foi realizada entre os dias 1º e 20.
Agência Brasil
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretaria da Cidadania realiza Fórum das Juventudes para construir plano com participação jovem

Regulação econômica transforma dados

MS garante mais de 1,2 mil novas vagas no sistema prisional com construção de unidades na Gameleira

