Espetáculo “Abanico de Soltera” do grupo argentino Tea de Teatro será apresentado hoje (28), às 18h30, no palco Pantanal do Festival América do Sul (FAS). O texto da peça faz uma homenagem ao universo do famoso poeta espanhol, Federico Gárcia Lorca.
“Abanico de Soltera” é um monólogo que conta as desventuras de uma mulher que é jogada no universo do autor de Granada. Ela joga com o amor infeliz e ainda desafia a morte, por meio dos objetos que aos poucos vão ganhando visibilidade em cena, enquanto que a música embala as lembranças da personagem como retalhos gastos e memória misturados com poesia.
O grupo Tea de Teatro já participou de 25 festivais com o espetáculo, percorrendo não só a Argentina, como também o Brasil, Uruguai, Espanha, Estados Unidos, Paraguai, Guatemala, Venezuela, Bolívia, México e Cuba. A peça criada em 2005 já foi premiada oito vezes em festivais, a exemplo de troféus nas categorias de melhor atriz; melhor espetáculo e melhor música.
A trupe foi criada em 1974, pelo artista já falecido Pedro Aleandro. Hoje os trabalhos têm continuidade sob a direção artística de Horário Medrano. Segundo ele, a trupe tem orgulho em dizer que é um grupo de teatro independente que representa o povo argentino sem o auxílio de subsídios.
Helton Verão/Notícias MS