Menu
Busca domingo, 14 de julho de 2024

Filmes de Jaime Lerner abrem a programação de cinema do festival

28 abril 2011 - 14h43


Mostra do diretor de fotografia gaúcho Jaime Lerner inicia a programação cinematográfica no Festival América do Sul (FAS) 2011. A exibição do curta-metragem “Subsolo” e do documentário “Porto Alegre meu canto no mundo” será realizada hoje (28), a partir das 14 horas, no Centro de Convenções do Pantanal.



Após a exibição dos filmes haverá o espaço “Cinema Falado”, com um bate papo promovido entre o público e Lerner. A conversa terá como mediador o documentarista de Mato Grosso do Sul Cândido Alberto da Fonseca.



Jaime Lerner se formou em cinema e TV em Israel e morou um ano em Londres. O cineasta também trabalha com publicidade e videoclipes de música. Entre outros filmes dirigidos por ele estão: Young Jon Watchin' Time (1984), Creche (1988), Casa Albergue (1988), Mazel Tov (1990), Duelo (1998) e Harmonia (2000).



O curta-metragem “Subsolo” é uma ficção, com duração de 17 minutos. A direção, o roteiro e a fotografia do filme são todos méritos de Lerner. “Subsolo” aborda um assunto-tabu: o suicídio. A obra narra à história de Mônica, uma jovem que não consegue levar a vida adiante e por isso prepara com detalhes a própria morte. A produção rendeu ao diretor, no ano de 2008, o Kikito (estatueta do Festival de Cinema de Gramado) na categoria de melhor direção, além de ter vencido a 10ª edição do Concurso Lecine.



O documentário “Porto Alegre, meu canto no mundo” mistura ficção e fantasia para contar a história da capital gaúcha. A obra faz um resgate do passado da cidade, com o propósito de modificar o olhar do cidadão sobre o espaço urbano onde vive. Gravado em 2007, o documentário tem 74 minutos de duração.


Programação



O primeiro dia de programação cinematográfica encerra com a comédia romântica “Gigante”, de Adrian Bienez. A programação de cinema apresenta ainda filmes e documentários regionais e latino-americanos, dos quais muitos são produções premiadas internacionalmente.



O 8° Festival América do Sul acontece de 27 de abril a 1º de maio. Outras informações sobre o evento no endereço eletrônico www.festivalamericadosul.com.br.

Karla Lyara/Notícias MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Temperaturas permanecem amenas e quinta-feira tem probabilidade de chuva fraca a moderada
Julho das Pretas: governos de MS e Federal debatem ações afirmativas e promoção da igualdade racial
Saúde realiza monitoramento das estratégias de vacinação para pólio e sarampo em MS
Investimento na agricultura familiar sobe 130% em edital de extensão da Fundect