Menu
Busca sábado, 09 de novembro de 2024

Governador do Acre defende integração dos Poderes como forma de fortalecimento das instituições públicas

28 abril 2011 - 20h09

Durante a Conferência da 1ª Jornada Técnica da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), do TCE/MS, realizada na manhã desta quinta-feira (28.04), em Campo Grande, o governador do Acre (AC), Tião Viana, defendeu maior diálogo entre os Poderes como forma de fortalecimento das instituições públicas no País.


Viana falou sobre “A Evolução dos Órgãos de Controle Público e o Desenvolvimento Social”. Ele elogiou o presidente do TCE/MS, conselheiro Cícero de Souza, e o diretor da Escoex, conselheiro Iran Coelho das Neves “pela iniciativa em promover um evento através da Escola com temas importantes e participação de todos os poderes constituídos”. 


Durante seu discurso de encerramento, Cícero de Souza afirmou que “aqui em Mato Grosso do Sul, já vivemos esse entrosamento na prática, com todos os poderes, legislativo, executivo e judiciário”. De acordo com Cícero de Souza os gestores dos órgãos jurisdicionados ao Tribunal, encontram apoio na Corte de Contas, através da capacitação de seus técnicos e orientação necessária para as prestações de contas. “Não queremos ser apenas diretor, também queremos ser ator. É desta forma que vamos assegurar o desenvolvimento e crescimento que a sociedade espera de nós gestores”, frisou. 


O presidente disse ainda, que através do Programa de Modernização da Corte de Contas em andamento, “a meta prioritária é informatizar completamente nossos procedimentos até o final deste ano, gerando economia e tornando a tramitação de informações mais rápida e segura”. Neste sentido, ele aproveitou a presença do presidente da Assembleia Legislativa de MS, Jerson Domingos e deputados, afirmando que “para que isso seja realidade é indispensável, não somente vontade gerencial, mas também uma dotação orçamentária adequada às necessidades operacionais do Tribunal de Contas, de forma que possamos atender aos anseios de transparência, agilidade e eficiência”. LDO - O presidente fez um pequeno parêntese em seu discurso, salientando que na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) encaminhada pelo Executivo, através da qual são definidos os repasses de recursos aos poderes, “o TCE/MS precisa ser visto com mais carinho, não que os outros poderes estejam recebendo mais, o Tribunal de Contas é quem está recebendo menos”, comentou.


Segundo o diretor geral da Escoex, conselheiro Iran Coelho das Neves “o pilar de uma sociedade, assim como das instituições, é a educação. Nenhum País alcançou o status de desenvolvido sem investir profundamente na educação”. Para ele, o mesmo se dá com as instituições: “sem a disseminação organizada do conhecimento nenhuma instituição poderá ser considerada avançada e moderna”. Para o conselheiro a prova cabal disso foram estes três dias de realização da 1ª Jornada Técnica da Escoex. “Na solenidade de abertura do evento todos nos emocionamos com a presença em peso de técnicos da maioria dos municípios sul-matogrossenses que lotaram o auditório da Escoex”, salientou. 


Além da presença dos conselheiros José Ancelmo dos Santos, José Ricardo Pereira Cabral, Waldir Neves Barbosa, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ronaldo Chadid, procuradores, diretores, prefeitos e presidentes de câmaras municipais, também estiveram presentes na 1ª Jornada Técnica da Escoex, o presidente do TCE/AC, conselheiro Ronald Polanco Ribeiro, também o conselheiro e ouvidor daquele Tribunal, Valmir Ribeiro e o prefeito de Rio Branco, Capital do Acre, Raimundo Angelim.


 


TCE/MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com recursos do FIC, história épica de pioneiro sul-mato-grossense é retratada em HQ
Entre reflexões e alertas, Cidadania lança programação do Novembro Negro, por um MS sem Racismo
Som da Concha leva Douglas Dakombi e Bêbados Habilidosos para noite de folk e blues em Dourados
Reforço: Mato Grosso do Sul vai receber mais R$ 30 milhões para investir em segurança pública