Menu
Busca terça, 18 de março de 2025

Juros cobrados para pessoa física disparam neste trimestre

06 janeiro 2011 - 00h00

A taxa média dos juros cobrados nos empréstimos realizados no Brasil aumentou 4 pontos percentuais no primeiro trimestre, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central. Os juros médios foram de 39% ao ano em março, alta de 0,9 ponto percentual no mês.


A maior alta ficou para os juros de financiamentos destinados a pessoas físicas, em 45% ao ano, aumento de 4,4 pontos percentuais no trimestre e 1,2 p.p. no mês. Para empresas, os juros ficaram em 31,3% ao ano, crescimento de 3,4 p. p. nos três primeiros meses do ano e 0,7 p.p. no mês.A diferença entre o custo dos bancos para captar o dinheiro e o quanto cobram para emprestá-lo (spread, no termo em inglês) subiu 3,3 p. p. no trimestre, alcançando 26,8 pontos percentuais.


A alta em março foi de 0,7 p.p. O aumento do spread foi maior para as pessoas físicas, que amargaram um spread de 32,4 p.p. em março, crescimento de 3,9 p.p. no trimestre e de 1,2 p.p. no mês. Para pessoas jurídicas, o spread foi de 19,6 p.p., alta de 2,6 p.p. no trimestre e de 0,4 p.p. no mês.O volume de crédito concedido aumentou 4,4% no trimestre e alcançou R$ 918,6 bilhões em março.


No mês, o aumento foi de 1,2%. Já a inadimplência registrou leve alta nos financiamentos para pessoa física, chegando a 5,9% contra 5,8% no mês anterior. Nas linhas para pessoa jurídica, a inadimplência, que pressiona os juros, ficou estável em 3,6%.


 


Karla Lyara


Correio do Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seleção de modelos
Governo de MS investe mais de R$ 173,6 milhões em educação, esporte e infraestrutura em Dourados
Governo do Estado cria Grupo de Trabalho para fortalecer doação e transplantes em MS
Atendimento à distância pelo SUS: conheça os tipos de Telessaúde disponíveis em Mato Grosso do Sul