Menu
Busca sexta, 24 de maio de 2024

Secretaria cria comitê para cuidar de políticas públicas para LGBT

30 julho 2014 - 21h18Por Mariana Rodrigues/Informações Agência Brasil

 A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), instalou nesta quarta-feira (30) o Comitê Nacional de Políticas Públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). A instalação do comitê é determinação da Portaria 767 de 2013.

O objetivo do comitê é pactuar e promover políticas LGBT em outros estados brasileiros, além de debates de interesse desses grupos e cobrar a aplicação do Sistema Nacional LGBT.

A comissão será formada por gestores indicados pelos estados e municípios. O presidente do Fórum Nacional de Gestores LGBT, Leonardo Bastos, disse que este é um espaço que pode trazer avanços na política LGBT no país.

Bastos destacou que a população LGBT sofre muita violência e que, com o comitê pactuando estratégias, essa violência possa diminuir. “Nosso papel, enquanto gestores, é fazer isso acontecer."

Segundo a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, ainda falta uma lei que trate especificamente da homofobia. "Faz falta, porque, infelizmente, temos casos gravíssimos de crimes, violência, espancamento, discriminação e preconceito com pessoas LGBT."

A ministra lembrou que não se consegue implementar políticas públicas sem integração entre gestores federais, estaduais e municipais. "A integração é um pré-requisito [para a formação de políticas públicas] para que possamos ter sucesso, e a instalação hoje desse comitê dá sustentação exatamente a essa premissa, que é necessária para avançarmos e executarmos políticas mais adequadas à situação da comunidade LGBT."

A SDH informou que, de acordo com o Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, em 2012, foram registradas pelo Poder Público 3.084 denúncias sobre 9.982 violações de direitos na população LGBT, envolvendo 4.851 vítimas e 4.784 suspeitos. Em relação a 2011, houve um aumento de 166,09% nas denúncias e de 46,6% nas violações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Seis proposições são aprovadas pelos deputados estaduais
Saiba quais são os bairros que estão na rota do fumacê nesta quinta
Prefeitura entrega sede própria para Grupamento Especializado de Motopatrulhamento de Campo Grande
Café com os conselheiros regionais do centro acontece neste sábado (25)