A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou neste domingo que três pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. Ronaldo Novaes dos Santos, 19 anos, estava em uma embarcação com seu irmão, quando tocou com a cabeça na rede elétrica de alta tensão, na cidade de Laurentino.
Outra morte confirmada foi a de Antônio José Mendonça, 50 anos, que morreu após cair embriagado na água das enchentes, na cidade de Itajaí. Além dessas mortes, Valdemiro Carminatti, 66 anos, trabalhava no telhado de sua residência, em Guabiruba, que despencou.
Uma quarta morte foi registrada, em Rio do Sul, mas a Defesa Civil não confirmou se o óbito está diretamente relacionado à chuva. Um morador foi eletrocutado por um cabo da rede de energia, quando remava em um pequeno barco em meio a casas alagadas no município. O nome do homem não foi divulgado.
De acordo com o boletim divulgado às 16h, oito municípios decretaram estado de calamidade pública. São elas: Agronômica, Aurora, Brusque, Ituporanga, Rio do Sul, Presidente Getúlio, Laurentino e Lontras. Outras 36 cidades estão em estado de emergência.O número de desalojados (pessoas que tiveram que ir para a casa de familiares ou amigos) é de 159.490.
Já os desabrigados (que tiveram que ir para abrigos públicos) são 15.020. Cerca de 935 mil pessoas foram afetadas até o momento no Estado.Nível dos riosNa medição feita às 14h deste domingo, a equipe de emergências do Estado verificou que o nível do rio Itajaí-Açu já está abaixo da faixa de emergência em Blumenau, que é de 8,50 m. Na última medição o rio estava em 8,22 m na cidade. Em Rio do Sul, cidade que foi gravemente afetada pelas cheias, o rio ainda está alto, com 10,80 m. Para a cidade sair da condição de inundada, o rio precisa atingir a marca de 6,5 m. Em Itajaí, os rios também começaram a recuar. O Itajaí-Açu atingiu 2,04 metros na tarde desse domingo (11).
Ceyd Moreles/Fonte: Terra

Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
79290e0cddba618094399cf79a284082chuvas ok