A publicação ontem a noite do resultado relativo ao V Exame de Ordem, realizado em dezembro de 2011, deixou confiante o Presidente de Seccional OAB-MS, Leonardo Avelino Duarte, principalmente pelo empenho dos candidatos, ocasionando modificações no estigma traçado de forma negativa, com relação aos resultados obtidos através do concurso (dezembro) de 2010, que teve o maior índice de reprovação na história do Exame.
Leonardo Duarte, que também é Coordenador do V Exame Unificado, ressaltou que essa diferença pode ser explicada, segundo alguns especialistas em educação jurídica, da seguinte forma: “A prova foi elaborada com questões claras e sem pegadinhas. Além disso, também pesa o fato de algumas faculdades terem feito do exame a uma prioridade”, ressaltou o presidente.
Em um ano, a taxa de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) passou de 11,73%, em relação à prova de dezembro de 2010, para pelo menos 22,5% no último concurso, cuja segunda fase ocorreu no mês passado. E esse número ainda pode chegar a 24%, contabilizando os que passaram por meio de recurso, segundo estimativa do secretário-geral da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho.
Caso confirmada a previsão do secretário-geral da OAB, o número de candidatos aprovados nesta edição será superior a 26 mil, com um índice de aprovação, 110% superior em relação à avaliação do ano anterior. Segundo o secretário-geral da OAB, a melhora nos resultados tem um limite e os números não devem continuar subindo nas próximas edições. “As estatísticas demonstram que no máximo 25% dos candidatos que prestam a prova pela primeira vez são aprovados”, diz Coelho.
Adriana Oliveira/Fonte: OAB-MS
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS