Menu
Busca quarta, 17 de setembro de 2025

Guardas municipais poderão utilizar arma de fogo em seu trabalho

12 agosto 2014 - 12h32Por Mariana Anjos / Fonte: Agência Brasil

Edição extraordinária do Diário Oficial da União publicou nessa segunda-feira (11) a lei que permite porte de arma de fogo por guardas municipais, sancionada na última sexta-feira (8) pela presidenta Dilma Rousseff.

“Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”, diz o texto oficial. Estabelece, porém, que o direito pode ser suspenso “em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”.

De acordo com a regra, além da segurança patrimonial, estabelecida pelo Artigo 144 da Constituição Federal, as guardas terão poder de polícia. Elas poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil.

A Lei 13.022/2014 decorre de projeto apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A proposta gerou polêmica. Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares foram contrários ao porte de armas, defendido pelas associações de guardas municipais.

Com a aprovação da lei, os profissionais também deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica à das forças militares. As guardas terão até dois anos para se adaptar às novas regras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feirão MS Moradia chega à sua 3ª edição em outubro na Capital para realizar sonho da casa própria
Com apoio do Governo de MS, Festa do Leitão no Rolete movimenta economia e valoriza cultura regional
SED abre consulta pública para formação de novo currículo da educação digital
Governo do Estado investe em acessos estratégicos para impulsionar setor da celulose em MS