Menu
Busca domingo, 19 de maio de 2024

Conselho mantém valores dos fatores de projeto e de localização para o FCO em 2020

01 janeiro 2020 - 17h07Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

As taxas de juros aplicáveis ao FCO foram remodeladas no final de 2017, com metodologia similar à da Taxa de Longo Prazo (TLP).

Além do componente de taxa de juros real e um componente de inflação, foram agregados a esses encargos os Fatores de Programa e de Localização, que alteram a parcela real da taxa de juros, diferenciando-os de acordo com tipo de operação e Faturamento Bruto Anual e/ou com a localização da operação.

Na prática, significa que o tipo de negócio e o município onde o investimento será feito, influencia na taxa de juros do FCO.

Medida foi tomada considerando o objetivo do Fundo de incentivar o desenvolvimento de todas as regiões de cada Estado.

O CMN manteve também prioridade para financiamentos de inovação entre 2020 e 2023.

“Temos a expectativa de pequena redução na taxa de juros, mas não impactada pela remodelagem do setorial das atividades. Com orçamento de R$ 2 bilhões, a previsão é iniciar as operações do FCO no Estado na primeira semana de janeiro”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO, Secretário Jaime Verruck. A Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) é a responsável pela administração dos recursos do FCO no Estado. Em 2019, os R$ 2 bilhões disponíveis para o FCO foram totalmente aplicados em novos empreendimentos dos setores Rural e Empresarial. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Summit Brazil-USA: Mato Grosso do Sul destaca política agroambiental e programa Carbono Neutro
Governo de MS envia insumos e equipe especializada para auxiliar no resgate de animais no RS
Operação Cosud: 333 pessoas presas e 3 toneladas de drogas apreendidas em MS
Avistar Brasil: MS participa do maior evento de observação de aves da América Latina