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Estradas implantadas pelo Estado mudam o modelo da pecuária na região do Pantanal

30 julho 2019 - 12h59Por Sílvio de Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

A implantação e cascalhamento de estradas de integração do Pantanal de Mato Grosso do Sul, pelo Governo do Estado, tirou a região do isolamento secular e está promovendo um novo ciclo da pecuária, onde o produtor está deixando de vender seu gado magro e hoje engorda o animal para comercializá-lo direto com os frigoríficos.

Essa mudança de paradigma ocorre com a melhoria da logística para escoamento da produção. “Vamos embarcar boi gordo no caminhão, que só saia da fazenda de comitiva, com perda de peso e rentabilidade. Essa obra do governo é fantástica”, afirma com entusiasmo o pecuarista Amerco Resende OIiveira, da Fazenda São Miguel, Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá.

“Se ligar com o outro lado do Corixão, em direção a Rio Verde, então estamos no céu”, acentua. Um dos principais trechos do tronco rodoviário projetado desde os anos de 1970 é a ligação da MS-228, a partir da Curva do Leque (entroncamento com a MS-184), com o centro criatório da Nhecolândia. A estrada, desse ponto, interliga Corumbá com Rio Negro (232 km) e a Rio Verde (56 km do trevo da MS-427 com a MS-228).

Para o governador Reinaldo Azambuja, essa integração vai fortalecer a pecuária e promover o turismo rural em toda a planície. Integrando os pantanais Além do trecho de 40 km da MS-228 em execução, da Curva do Leque a Fazenda Alegria, o Governo do Estado concluiu a implantação de 18,8 km da mesma rodovia, entre a Vazante do Castelo e a fazenda Imaculada (entroncamento com a MS-427), entre Aquidauana e Corumbá. Também foram implantados com aterro e cascalho 34 km da MS-423, da Serra da Alegria (Rio Verde) a fazenda Morrinho (Corumbá).

Outra frente de obra executa o mesmo serviço em 65 km das MS-228 e MS-423, entre as fazendas Picapau e Conceição, em Corumbá. Os investimentos na Rota Pantaneira ultrapassam R$ 40 milhões e está projetada também a implantação da MS-214, interligando os pantanais do Paiaguás e Nhecolândia, a partir de Coxim, até a ponte de concreto sobre o rio Taquari.

Numa segunda etapa, será implantada a estrada que liga a ponte à Serra da Alegria. Completando o eixo rodoviário, existem estradas projetadas para integrar os pantanais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (Poconé). Com conclusão prevista para dezembro, o Estado, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), investe R$ 8,5 milhões na obra de implantação e cascalhamento dos 40 km da MS-228 (Leque-Alegria), dos quais 50% foram concluídos. O aterro de até 1,5 metro revestido com resíduos de minério de ferro mudou a realidade da região. O acesso era um desafio para os pantaneiros devido a concentração de areia e alagadiços.

No leilão, de caminhão “A logística é fundamental para o Pantanal e pela primeira vez um governo olha para a região e investe na implantação dessas estradas, que serão a nossa redenção”, afirma Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá, município com o segundo maior rebanho bovino (2 milhões de cabeças) do país. “Hoje o pantaneiro já engorda o gado, que terá valor agregado, investindo também em novas tecnologias, como a pastagem cultivada”, ressalta. O movimento de operários e máquinas animam os pecuaristas.

Grande parte do gado comercializado no último sábado (27) no Leilão Novo Horizonte já foi transportado por caminhões. Segundo a empreiteira da obra, 30 caminhões transportam o minério de ferro (250 mil toneladas) a uma distância de 70 km, no distrito de Albuquerque, com alto consumo de pneus. Os caminhões atravessam o Rio Paraguai, no Porto da Manga, de balsa.

No leilão, de caminhão “A logística é fundamental para o Pantanal e pela primeira vez um governo olha para a região e investe na implantação dessas estradas, que serão a nossa redenção”, afirma Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá, município com o segundo maior rebanho bovino (2 milhões de cabeças) do país. “Hoje o pantaneiro já engorda o gado, que terá valor agregado, investindo também em novas tecnologias, como a pastagem cultivada”, ressalta. O movimento de operários e máquinas animam os pecuaristas.

Grande parte do gado comercializado no último sábado (27) no Leilão Novo Horizonte já foi transportado por caminhões. Segundo a empreiteira da obra, 30 caminhões transportam o minério de ferro (250 mil toneladas) a uma distância de 70 km, no distrito de Albuquerque, com alto consumo de pneus. Os caminhões atravessam o Rio Paraguai, no Porto da Manga, de balsa.

Os transportadores também já sentem no bolso o benefício dos investimentos do Governo do Estado na região. Há seis anos no trecho, Jorge Lopes, 42, dono de uma frota de 12 caminhões, disse que a manutenção e cascalhamento das estradas reduziu os custos e encurtou distâncias. “Hoje percorremos 50 km, do asfalto (BR-262) até o leilão, em uma hora; antes demorava pelo menos cinco horas, devido aos atoleiros e buracos. O acesso era muito ruim”, lembra. Para o caminhoneiro Dalto Trelha, 38, as boas estradas reduziram os danos no veículo e aumentou o seu ganho mensal no frete em 30%.

“O acesso está uma maravilha, 100%”, comenta. “Antes era um sofrimento, judiava do gado e do caminhão. Quando chovia, ninguém passava, a viagem demorava um dia se chegasse o socorro”, conta. “O governo também está recuperando a cabeceira das pontes e isso deu mais segurança”, diz ele, há cinco anos na atividade.

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